Missão, Visão e Valores

MISSÃO

Inspirada na doutrina cristã, a Santa Casa da Misericórdia de Sintra tem como missão fazer o bem pela comunidade de Sintra, disponibilizando um conjunto de recursos para o combate à pobreza e exclusão social.

Atualmente dedica-se a três áreas de intervenção prioritárias, apoio ao Idoso, à Infância e Ação Social.

VISÃO DA SCMS

A SCMS pretende ser reconhecida pelos utentes, entidades parceiras, empresas, Estado e população de Sintra, como a instituição de solidariedade pioneira, credível e de referência no concelho, que dá respostas atempadas, constantes e com qualidade aos problemas sociais da comunidade.

VALORES DA SCMS

Para que a missão e a visão da instituição sejam tangíveis, a gestão e cultura da SCMS incidem nos seguintes valores:

• Solidariedade: é o princípio orientador da missão da SCMS. Todos os serviços prestados assentam na prática de solidariedade através do acolhimento, integração, proteção e melhoria das condições de vida dos nossos utentes.
  • Inovação: acompanhamos a evolução e tendências da problemática social, realizando diagnósticos e apresentando apoios e serviços ajustados aos problemas atuais da sociedade. Inovamos, criando novas soluções na área social.
  • Igualdade: praticamos uma política de igualdade – de género, etnia, religião e posição socioeconómica, no que respeita ao atendimento, encaminhamento e apoio aos nossos utentes.
  • Melhoria contínua: a prestação dos nossos serviços obedece a elevados padrões de qualidade. Valorizamos, por isso, a auscultação da opinião do utente e a introdução de mudanças com vista a melhoria contínua.
  • Sustentabilidade: contribuímos para o desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, social e económica.

POLÍTICA DE QUALIDADE

A SCMS assume o compromisso de prestar serviços que obedeçam a elevados padrões de qualidade, envolvendo os colaboradores, clientes e outros parceiros numa ótica de melhoria contínua. Para tal, é valorizada a inovação, a mudança, a auscultação da opinião dos clientes e colaboradores e a avaliação do desempenho organizacional. Esta política é suportada através das boas práticas resultantes do Sistema de Gestão da Qualidade.

É nesta perspetiva que a Instituição tem vindo a implementar o Sistema de Gestão de Qualidade, conforme os referenciais do Instituto da Segurança Social.